

Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, designadas por oficinas, ateliers ou (como são mais conhecidas e designadas) lojas. Existem, no mundo, aproximadamente 6 milhões de integrantes espalhados pelos 5 continentes.
Muitas pessoas possuem o desejo enorme em seus corações de ingressarem na sublime Instituição, no entanto desconhecem as possibilidades concretas de iniciação à Maçonaria. O Instituto Paramaçônico de Estudos e Pesquisas orienta ao "verdadeiro buscador" que, antes de seguir os conselhos abaixo elencados, procure estudar profundamente a Maçonaria, somente assim, poderá chegar próximo de uma certeza de que a filosofia da Maçonaria Universal é aquilo que realmente deseja. Para tanto, o I.'. P.'. E.'. P.'. oferece à você a oportunidade de verdadeiramente estudar Maçonaria, por meio de "Pergaminhos" periódicos, e este método de estudo já é praticado por muitos que já são Maçons. Além disso, para aquele Afiliado que se demonstra afinco aos estudos, o I.'. P.'. E.'. P.'. poderá indicá-lo em alguma Potência (Instituição) Maçônica de seu Estado ou PaÃs, para que possa ser Iniciado em Loja, no entanto, ficará a critério da Instituição analisá-lo e aprová-lo para a Iniciação.Para saber mais sobre a metodologia de estudos clique aqui.Caso ainda você não tenha sido Iniciado em Loja, vale ressaltar que, quando você for Maçom, terá de exercer atividades práticas e periódicas, e dedicar um tempo para freqüentar a Loja em que ingressar.
Abaixo os conselhos para aqueles que desejam ingressar na Maçonaria:
1) Primeiramente é preciso perguntar para si mesmo, porque você quer entrar para a Maçonaria. Além disso, é preciso ser crente em Deus; ser homem Livre e de Bons Costumes.
2) Leia tudo o que puder sobre Maçonaria. Se possÃvel faça um curso sobre a filosofia e simbolismo maçônicos, com estudo especÃfico e concatenado, direcionado à verdadeira Maçonaria.
3) Busque conhecer e se aproximar dos Maçons da sua cidade, do bairro em que você mora. Em conversa informal com um Maçom amigo ou conhecido, dê a entender o seu interesse pela Maçonaria e ouça com atenção o que ele disser.
4) Aguarde alguns dias e vá novamente conversar com aquele Maçom sobre o mesmo assunto. Se tiver liberdade, pergunte se ele conversou com outros Maçons sobre o seu interesse e como foi a receptividade.
5) Estando tudo em ordem, você será convidado a apresentar à Loja maçônica alguns documentos fundamentais (RG, CIC, fotografias, comprovante de residência, etc.) e aguardar novo contato, da qual você será entrevistado, somente então seu ingresso poderá ser franqueado.
6) Além disso, caso não conheça nenhum Maçom, mas já é Afiliado ao Instituto Paramaçônico de Estudos e Pesquisas, envie um e-mail manifestando suavontade de ser Iniciado em Loja, pois, como já dito anteriormente, aquele Afiliado que se demonstra afinco aos estudos, o I.'. P.'. E.'. P.'. poderá indicá-lo em alguma Potência (Instituição) Maçônica de seu Estado ou PaÃs, para que possa ser Iniciado em Loja, no entanto, ficará a critério da Instituição analisá-lo e aprová-lo para a Iniciação.

